Comunicação

Evento vai debater excesso de exposição de crianças e jovens às telas e os riscos das redes digitais


Pedro Schmitt
11/03/2026 - 14h11min

Realização do seminário foi aprovada na tarde desta quarta (11), em reunião da Comissão de Economia

Realização do seminário foi aprovada na tarde desta quarta (11), em reunião da Comissão de Economia

Foto: Daniel Conzi/Agência Alesc

Ver resumo

Debate sobre dependência de telas

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (11), requerimento de seu presidente, o deputado Matheus Cadorin (Novo), para assegurar apoio institucional à realização de evento que fará parte da Semana de Prevenção e Combate à Dependência de Telas por Crianças e Adolescentes.

O encontro acontecerá no Plenarinho Paulo Stuart Wright, dia 30 de março, a partir das 14 horas.


Cadorin salientou que o evento “é autoexplicativo, todos acordamos e vamos dormir com o celular na mão, assistimos televisão e fazemos muitas atividades sem desligar das telas, e isso tem impacto para crianças e adolescentes”.
Matheus Cadorin
Deputado
Matheus Cadorin

Especialistas Convidados

O encontro é aberto e marcará o lançamento do livro da psicanalista Deca Porto, “Os Guardiões do Mundo Digital”.

Também contará com a participação do advogado especialista em crimes digitais Hugo Porto, da psicopedagoga Márcia Fiatz, que abordará a questão dos impactos cognitivos pelo excesso de tempo de uso de telas para os jovens, e da ex-deputada Marlene Fengler, secretária geral da presidência da Alesc, autora da Lei 17.785/2019, que reforça a importância do tema e dos avanços necessários na legislação sobre o tema.


Perguntas Frequentes

Quando acontece o evento sobre dependência de telas na Alesc?

O encontro será realizado no dia 30 de março, às 14 horas, no Plenarinho Paulo Stuart Wright.

Qual é o objetivo do evento?

Debater os impactos do uso excessivo de telas e redes digitais por crianças e adolescentes.

Quem participará do debate?

Especialistas nas áreas de psicanálise, psicopedagogia e crimes digitais, além de representantes da Alesc.


Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias