
Participação regional na sessão plenária
A sessão plenária desta quarta-feira (25), em Curitibanos, abriu espaço para lideranças e entidades da região da Serra Catarinense, que falaram das potencialidades locais, do trabalho que desenvolvem e das expectativas de apoios em relação ao Parlamento estadual.
Todos os oradores destacaram a importância do programa Alesc Itinerante.
Reconhecimento ao programa Alesc Itinerante
O presidente da Câmara Municipal de Curitibanos, vereador Jairo Pereira Neto (PSD), afirmou que a edição local do Alesc Itinerante “será um marco e dividirá a história do município”.
Ele falou em nome dos colegas que compõem a 28ª legislatura do parlamento local, e encaminhou a entrega de moção de apoio à iniciativa da Assembleia Legislativa, feita ao presidente Julio Garcia (PSD) pelo vereador Rodriguinho Gonçalves (PL) e o deputado Nilso Berlanda (PL), representante do município no parlamento estadual.
Jairo destacou a beleza e as tradições do município.
Lembrou a liderança do ex-deputado Onofre Agostini, que exerceu cinco mandatos e chegou à presidência da Alesc, também se elegendo deputado federal.
E também destacou os deputados da Bancada da Serra, Lucas Neves (Republicanos), Marcius Machado (PL) e o coordenador Berlanda.
Potencial turístico de Urubici
O prefeito de Urubici, Leandro Corrêa (PSD), foi à tribuna falar das potencialidades de seu município, em especial no turismo.
Sua fala encerrou com o vídeo que apresentou as belezas locais, em todas as estações do ano.
“Em Urubici, natureza não é cenário, é protagonismo”, é o mote da campanha de divulgação local.
A cidade está entre os três destinos de serra mais valorizados no país, junto com Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP).
Também foi escolhida como o “destino mais acolhedor” pelo site de turismo e hospedagem Booking.com.
Urubici conta com mais de 1,2 mil pousadas que oferecem cerca de 10 mil leitos, o equivalente a um leito ofertado para cada habitante do município.
Tem cerca de 40 restaurantes e centrou foco na gastronomia, hospitalidade e tradições para vender seu potencial, as belezas naturais.
Importância da tradição japonesa
A colônia japonesa se estabeleceu em Frei Rogério nos anos 60, e criou a Associação Cultural Brasil/Japão, por seu Núcleo Celso Ramos, em homenagem ao governador que viabilizou a imigração das primeiras famílias em Santa Catarina.
A senhora Izumi Honda participou da sessão da Alesc Itinerante acompanhada de comitiva de lideranças locais para pedir apoio do parlamento estadual ao desenvolvimento da sede da entidade.
A área de 60 hectares e frequentada por mais de 100 famílias, já com integrantes de segunda e terceira gerações dos colonizadores.
A sede fica próxima à divisa de Frei Rogério e Curitibanos, e uma das reivindicações é a implantação de um trevo, ou passarela, para garantir o acesso seguro, já que sua área é dividida pela SC-451.
A cobertura de uma cancha de esporte é outra solicitação.
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) esteve na véspera visitando a sede da entidade.
A associação cultiva tradições como a dança, artes marciais e a manifestação sonora profunda e vibrante do som dos taikos, os tambores japoneses de origem milenar, além da gastronomia e bebidas peculiares.
Em setembro, a comunidade vai celebrar a 26ª edição da Festa das Cerejeiras.
Festa do vinho e tradição italiana
A Associação de Turismo de Pinheiro Preto foi representada pelo dirigente Alexandre Picolli, que destacou a recente edição da Piazza DiVino, festa que valoriza a cultura italiana, sua gastronomia e, em especial, a produção de vinho local.
O município com pouco mais de 3,5 mil habitantes produz cerca de 60% do vinho catarinense.
“Nossa festa valoriza a cultura local, com muita alegria”, ele destacou, informando que a cidade recebeu 5 mil visitantes para a vindima.
Ele agradeceu ao deputado Lucas Neves o convite, e destacou a liderança do prefeito Professor Mauro (PSD) para a criação de uma marca cultural no município.
Força do voluntariado no combate ao câncer
Najet Motta Saleh Stein representou a Rede Feminina de combate ao Câncer de Lages, e destacou a ação de 28 mulheres voluntárias locais para o acolhimento de mulheres que precisam de apoio no enfrentamento à doença.
Segundo ela, além do diagnóstico preciso e precoce, “a humanização e o acolhimento cura tanto quanto o remédio”.
Ela destacou o trabalho das voluntárias, que oferecem sutiãs adaptados para mulheres com câncer de mama, além de cremes, pomadas, lenços, um banco de perucas e cadeiras de rodas para quem precisa.
A instituição também desenvolve um ciclo de palestras sobre a importância da prevenção, em conjunto com as secretarias municipais de saúde e de assistência social. Capta recursos de doações, realiza rifas, brechós e o tradicional evento, o Chá do Outubro Rosa.
As voluntárias agora contam com o apoio da prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) para garantir a sede própria.
“Somos o símbolo da resistência da mulher lageana”, afirmou Najet. “A Rede Feminina de Combate ao Câncer é o coração que pulsa no sistema de saúde”.
Associação Focinhos do Amor – Fraiburgo
Margarida Schikorski, vereadora do município de Fraiburgo e integrante da associação em defesa dos animais, explicou que o grupo realiza feiras e mutirão para adoção de cães e gatos.
Na ocasião, ela relatou que as atividades também contam com o apoio da Polícia Militar da região, no cumprimento da lei e denúncias de maus-tratos. Ela também pediu apoio aos deputados para que a causa animal seja tratada como uma questão de saúde pública e segurança.
Associação de Transportadores de Aves – Capinzal
Melhora nas estradas de Santa Catarina para transporte de animais é uma das demandas de Danilo Deitos, representante da Associação de Transportadores de Aves.
“As curvas acentuadas que dificultam a passagem dos caminhões de grande porte comprometem o transporte e aumentam o custo logístico”, explicou.
Segundo Danilo, a indicação é que um projeto de lei que siga a proposta do Programa Estrada Boa, do governo do Estado, seja aplicado em mais regiões.
Sindicato da Indústria Madeireira e Florestal – Curitibanos
Geanpaulo Pasa, presidente do sindicato, apresentou o papel do setor industrial e madeireiro na região. Segundo ele, a base florestal é essencial para o desenvolvimento do município.
“Ela gera empregos, movimenta a economia, agrega valor à produção e contribui para as regiões.”
A principal missão do sindicato é promover a integração das empresas e defender o ambiente de negócios dos associados.
Centro Especializado em Reabilitação – Lages
André Roberto Faria, representante da instituição, apresentou as atividades desenvolvidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Lages, que faz parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
O objetivo da organização é realizar atendimentos de atenção especializada em reabilitação física, intelectual, auditiva, dentre outros.
Associação de Pais e Amigos dos Autistas – Curitibanos
A instituição surgiu em 2019 no município de Curitibanos, criada por um grupo de famílias com o objetivo de conscientizar a sociedade e construir uma rede de apoio sobre o autismo na região.
Dayana Cunha, representante da organização, ressalta que os pilares fundamentais são a inclusão comunitária, o apoio contínuo e o atendimento personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião, ela pediu aos deputados políticas públicas que abordam o tema e um olhar atento para a causa.
Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/SC)
Desde 1973 como guardião de valores e da tradição do povo gaúcho no Estado, o MTG está presente em 273 municípios e 17 regiões, com mais de 50 mil associados, 504 CTGs e 1.417 piquetes.
O presidente Davi Prazeres Júnior afirmou que a força da cultura gaúcha se fortalece nas gineteadas, bailes, rodeios, além da música, da dança e da indumentária de seus componentes.
Hospital Hélio Anjos Ortiz – Curitibanos
O superintendente Marcelo Pasolini pediu apoio dos parlamentares para o projeto do bloco de serviços, que vai ampliar leitos e novos serviços, numa área total de 4.423 metros quadrados.
“Há uma demanda pela ampliação dos serviços de alta complexidade, pois somos o hospital escola do curso de medicina da UFSC de Curitibanos. Os atendimentos pelo SUS chegam a 92% e precisamos de recursos da Secretaria Estadual de Saúde e recursos federais por intermédio dos deputados e senadores.”
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Curitibanos
A concorrência com o comércio digital traz desafios para a entidade que atua há cinco décadas em Curitibanos e região, avaliou o presidente do CDL, José Moreira.
“Precisamos de políticas públicas que fortaleçam o comércio e o empreendedorismo, garantindo segurança jurídica em um tempo de profundas transformações. Cada loja aberta garante o sustento de várias famílias.”
Aeda – Curitibanos
Jucelma Gatner afirmou que a indignação com os maus tratos e a falta de políticas públicas de proteção animal motivaram a criação da Aliança Educacional Humanitária pelo Bem-estar e Direito dos Animais (Aeda) há 15 anos.
Ela lembrou que ninguém quer ver animais sofrendo nas ruas, por isso convocou prefeituras e governo estadual a caminharem juntos na proteção dos animais.
Facisc e ACIC de Curitibanos
Amarildo Niles falou em nome da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), que reúne mais de 140 entidades e conta com mais de 50 mil empresas, destacando que a Regional do Meio Oeste está aberta ao diálogo para buscar um crescimento econômico mais equilibrado no Estado.
Quanto à ACIC de Curitibanos, Niles registrou os 70 anos de história e os mais de 485 associados.
Associação Agropecuária de Curitibanos
O presidente João Rivarolli lembrou do pioneirismo da entidade ao criar a primeira feira de terneiros e terneiras de Santa Catarina em 1974.
“Somos associados da Faesc e, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promovemos cursos técnicos aos pecuaristas e agricultores para fomentar a produção local.”
Com a colaboração de Ana Quinto e Rubens Vargas – Agência Alesc
Alesc explica
Lideranças, entidades e representantes da Serra Catarinense.
Turismo, saúde, cultura, economia, infraestrutura e inclusão social.
A participação popular e a apresentação de demandas regionais.

