Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2025
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Mencionou o período de sua primeira eleição, quando divulgou seu número de telefone em redes sociais para que pais e alunos pudessem entrar em contato em casos de violação de direitos em sala de aula. A parlamentar afirmou que mantém essa postura, mas que a iniciativa encontra resistência por parte de alguns professores que se opõem à sua defesa de uma educação sem abusos.
Em seguida, relembrou o ano de 2018, quando um vereador e professor do município de Itajaí utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para atacá-la, chegando a chamá-la de "psicopata". Na ocasião, exibiu um vídeo do discurso do ex-vereador, no qual ele se mostrava indignado com seu conselho para que os alunos filmassem abusos em sala de aula. A Deputada questionou a razão de tal preocupação com as filmagens. Também revelou uma manchete de jornal que informava que o ex-vereador, identificado como Acácio, foi condenado e preso por crimes sexuais cometidos contra suas próprias alunas. Detalhou que ele seduziu e manteve relações sexuais com adolescentes, além de enviar vídeos a outras alunas com o objetivo de convidá-las a ter relações sexuais e associou esse comportamento a professores que, segundo ela, são contra as filmagens em sala de aula, apresentando comentários de ex-alunos que o denunciavam por abusos e assédio desde 2015.
Lamentou que alguns parlamentares da Casa sejam contrários à instalação de câmeras em salas de aulas e criticou as deputadas feministas por não abordarem esses casos na tribuna do Plenário e travarem os projetos de sua autoria que, segundo ela, poderiam proteger os alunos de abusadores e predadores sexuais.
Para concluir seu discurso, apresentou uma última manchete na qual a Prefeita de Canoinhas afastou uma monitora e uma professora por agressão em creches municipais, determinando a instalação de câmeras nos Centros de Educação Infantil (CEIs). [Taquigrafia: Guilherme]