Pronunciamento

Carlos Humberto - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2024
DEPUTADO CARLOS HUMBERTO (Orador) - Comenta que catástrofes climáticas acontecem com frequência em Santa Catarina. Acrescenta que o Estado possui um bom plano, composto por um conjunto de obras, para mitigação dos problemas causados pelas catástrofes naturais, custando aproximadamente R$ 5 bilhões para executar de forma plena. Comenta que os técnicos especializados indicam que se as obras fossem implementadas, grande parte dos problemas seriam resolvidos. Entende que as obras não são realizadas porque a União supre a capacidade de investimento dos estados da Região Sul do País com altos impostos federais. Exibe imagens no telão com dados que fundamentam seu argumento. Deixa claro que não é contra Santa Catarina contribuir com a União e ajudar outros estados, mas entende que deveria haver um limite. Destaca que a União deve muito dinheiro para Santa Catarina e os parlamentares e catarinenses devem se unir para rever o Pacto Federativo.
Sugere que o atual Governo Federal use como referência o Governo anterior para destinar os recursos para as vítimas de enchente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Deputado André de Oliveira (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado a respeito da revisão do Pacto Federativo.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelas colocações e pelos dados apresentados.
Deputado Emerson Stein (Aparteante) - Concorda com o discurso do deputado a respeito da revisão no repasse da União para Santa Catarina. [Taquigrafia: Northon]