Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/05/2025
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Comenta que realizou uma visita ao Porto de Itajaí, onde pôde comprovar a movimentação registrada neste ano, após o Governo federal assumir sua administração. Relata o estado em que o porto se encontrava durante o mandato do ex-presidente Bolsonaro, período em que, segundo o deputado, nada foi feito em prol do porto, deixando-o praticamente inoperante.
Destaca que com a federalização, o presidente Lula reassumiu os contratos com as empresas operadoras, e que, somente nos primeiros quatro meses de gestão, o porto movimentou R$ 64 milhões, gerando empregos, renda e impulsionando a economia, inclusive beneficiando a prefeitura de Itajaí.
Informa ainda que, na próxima semana, o porto receberá o maior carregamento de veículos do mundo: um navio da BYD, construído especialmente para o transporte de automóveis, com 7.500 veículos que desembarcarão em Itajaí - o que representa uma retomada significativa da atividade portuária.
Afirma que o presidente Lula visitará o Porto de Itajaí e anunciará mais de R$ 600 milhões em investimentos do Governo federal, com o objetivo de torná-lo um dos principais pontos de escoamento e recebimento de mercadorias do país.
Chama a atenção para a situação do governo de Santa Catarina, lembrando que, com o Porto de Itajaí fechado, o escoamento da produção do oeste catarinense passou a ser feito pelo Porto de Paranaguá. Como consequência, o faturamento gerado foi contabilizado no Paraná, e não em Santa Catarina. Destaca que, com o entusiasmo do governo paranaense pela rodovia que está sendo construída entre Cascavel e Paranaguá, há planos de estender essa conexão até o oeste catarinense. Como se sabe, a ferrovia reduz custos de transporte, e o objetivo é canalizar a produção do oeste por meio de ferrovias - algo preocupante, já que Santa Catarina não possui ferrovias que liguem a produção diretamente aos seus portos.
Finaliza afirmando que o Governo do Estado precisa estar atento e agir estrategicamente, pois o Paraná está de olho na produção do oeste catarinense. Santa Catarina necessita de uma infraestrutura logística à altura dos demais estados, com investimentos concretos que garantam o desenvolvimento econômico dentro do próprio território. [Taquigrafia: Jênifer]