Pronunciamento

Ivan Naatz - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2025
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Abordou a questão do autismo em Santa Catarina, apresentando números, desafios e o exemplo do modelo adotado no Estado de São Paulo, conclamando a Secretaria de Saúde a aderir a esse movimento.
Apresentou imagens que indicam a existência de 91 mil e 588 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado, o que representa 1,2% da população catarinense. Destaca que o Brasil ocupa a 9ª posição mundial em número de autistas e que, em Santa Catarina, há 143 entidades cadastradas para o atendimento dessas pessoas. Informa que 136 desses serviços estão vinculados à Apae, representando 95,1% do total, além das Amas, que também prestam auxílio. Contudo, salientou que não existe, no Estado, nenhuma casa especializada e referenciada exclusivamente para o tratamento do autismo.
Registrou que 1.060 famílias em Santa Catarina têm filhos em tratamento e que outras 2.602 famílias aguardam na fila de espera, ou seja, há o dobro de pessoas esperando atendimento em relação às que já estão sendo tratadas.
Ressaltou que o Estado não pode ignorar esses números e que não é admissível que tantas famílias aguardem tratamento.
Sugeriu, por fim, que o governador suspenda a concessão do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, atualmente destinado à iniciativa privada, e o transforme em um centro de tratamento para autistas, nos moldes do modelo existente no Estado de São Paulo. [Taquigrafia: Jênifer]