Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2010
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, trago um pouco daquilo que aconteceu neste final de semana, quando estive acompanhando parte dos debates e das discussões nas diferentes mobilizações que aconteceram no interior do nosso estado. Destaco aqui a do dia de ontem, quando em várias regiões aconteceram movimentos urbanos das mulheres, assim como das mulheres camponesas ou da via campesina, que se reuniram para debater e discutir sobre as diferentes políticas que norteiam a vida de cada uma delas.
O importante é que entre os diferentes temas discutidos e levantados surgiu um que é muito importante, que envolve a questão ambiental. Eu acho que é dessa forma que vamos tomando consciência desse processo de mudanças e de transformações tão necessárias à sociedade em que vivemos.
Em Dionísio Cerqueira, por exemplo, mais de mil mulheres estiveram reunidas num encontro regional, que manifestou naquele momento a participação definitiva da mulher em todos os segmentos e setores da sociedade. A presença feminina é muito importante no debate e na construção de políticas voltadas para a construção de uma sociedade mais fraterna, mais igualitária e, acima de tudo, mais justa. E quando se refere à questão ambiental, fala-se de todo o conjunto de ecossistemas que envolvem, que fazem parte do próprio bioma, no sentido de nos desafiar no cuidado que temos que ter com a natureza.
Acho que essa reflexão foi muito bem pontuada e debatida ontem nas diferentes regiões, através das manifestações e das mobilizações do Dia Internacional da Mulher.
Além disso, tivemos a felicidade de participar de dois importantes encontros. Um deles foi organizado no vale do rio do Peixe, para discutir, debater, juntamente com o ministério da Aquicultura e Pesca, a cadeia produtiva do peixe. E a nossa comissão de Aquicultura e Pesca, que presido nesta Casa, se fez presente contribuindo no debate e na discussão sobre os municípios que fazem parte do vale do rio do Peixe. Grande número de pessoas estive presente que, aliás, aposta nessa alternativa de produção e ao mesmo tempo de geração de renda, através da agregação de valor da piscicultura nas águas continentais, ou seja, no interior do estado de Santa Catarina.
Acho que foi um momento importante, porque a presença do ministro engrandeceu o evento e ao mesmo tempo trouxe perspectivas dentro dessa cultura ou atividade da cadeia produtiva do peixe. Além disso, tivemos a oportunidade de estar reunidos em Abelardo Luz, onde está sendo realizada a Expo-Peixe, uma feira que vem sendo organizada pelo poder público local, mas coordenada pelas cooperativas que fazem parte da reforma agrária. Abelardo Luz hoje é o município com maior número de assentamentos dentro do nosso estado de Santa Catarina.
Neste sentido, os assentamentos que já tiveram uma grande conquista com a construção do frigorífico para abater o peixe para fazer a afiletagem manifestaram também todo esse trabalho e a diversidade da produção, como também a questão de agregação de valor através da Expo-Peixe, essa grande feira realizada anualmente naquele município que, ano após ano, vem tomando uma dimensão enorme. Isso está servindo de motivação para que dentro dos assentamentos, com o apoio das prefeituras, nos programas que o ministério possui, possa desenvolver-se a piscicultura.
Com a presença do ministro essa atividade ganhou um contorno todo especial. E nesse sentido acreditamos que pela falta de peixe que temos no nosso Brasil, importamos milhares de toneladas anualmente para abastecer o consumo interno no nosso país, portanto, se faz necessário um investimento nessa área garantindo ao mesmo tempo mais renda para aqueles que produzem o peixe.
Além disso, tivemos aqui na noite de ontem, na Assembleia Legislativa, um momento extremamente importante, já que por encaminhamento meu fizemos uma sessão especial no sentido de dar visibilidade dentro do Poder Legislativo da Campanha da Fraternidade deste ano, uma campanha ecumênica que reúne várias igrejas, que se somaram pela terceira vez em torno de um tema estratégico e importante que é a economia, a vida e que traz como lema: vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro, Inspirado em São Lucas (4,24).
Essa campanha nos desafia, a cada um e a cada uma de nós, no sentido de, através da nossa organização, colocar no centro de tudo isso a valorização do ser humano para recuperar inúmeros valores que se perderam no processo da caminhada da vida e aquilo que para nós é mais digno e mais importante, que é a vida dos seres humanos.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Deputado Ismael dos Santos, v.exa. por outros compromissos não pode estar presente, mas saiba que foi um momento extremamente importante e positivo, porque através dele o Poder Legislativo teve a possibilidade de engrandecer esse tema tão importante que todas as igrejas cristãs neste momento debatem em torno da Campanha da Fraternidade.
Ouço v.exa., nobre deputado.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Padre Pedro Baldissera, quero parabenizá-lo pela iniciativa e dizer que ontem à noite, de fato, estávamos numa sessão na Câmara de Vereadores de Joaçaba; por isso, não estivemos presente. Mas trazer essa temática ao Parlamento é imprescindível e quero acrescentar ao lema da Campanha da Fraternidade de 2010 as próprias palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, quando disse: "Onde estiver o vosso tesouro, ali estará o vosso coração."
Parabéns!
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Obrigado, deputado Ismael dos Santos, incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento.
Quero destacar aqui que estiveram presentes o pastor Inácio Lemke, o bispo emérito da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, dom Clóvis Erly Rodrigues, o pastor Rui Petry, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e o padre Francisco de Assis Wlock, secretário executivo da CNBB, regional sul, representando o bispo dom Murilo Krieger.
Portanto, foi um momento importante realizado...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)