
Com o tema Compromisso social: participação e lutas da Enfermagem, foi aberta a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, em Santa Catarina, na noite desta quinta-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
Durante a abertura, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem, foram empossados membros do Conselho de Ética e formada uma mesa redonda para debater o tema, com a presença da deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC).
A parlamentar tratou das discussões sobre o Projeto de Lei 2295/2000, em tramitação na Câmara dos Deputados, que reduz a carga horária dos profissionais de enfermagem de 40 para 30 horas semanais. Falou também sobre a assistência hospitalar, recursos humanos, condições físicas dos hospitais e direito à saúde e reafirmou o compromisso da Câmara dos Deputados em dar suporte à área de saúde e aos seus profissionais.
Segundo Carmen, a participação ativa dos profissionais de enfermagem no processo social tem muito a ver com a formação acadêmica. “Nossa formação técnica é muito forte e nosso envolvimento no cuidado humano é grande e essencial para preservarmos a qualidade de nosso atendimento”.
Também fizeram parte da mesa Gelson Luiz Albuquerque, 1º. Secretário do Conselho Federal de Enfermagem, Maristela Azevedo, presidente da Aben/SC, e Jacks Soretto, vereador e conselheiro do Coren/SC.
Para Albuquerque, no momento em que os enfermeiros estão cuidando do sujeito, já estão transformando a profissão e agindo em prol do todo. “A participação dos enfermeiros na busca pela qualidade na profissão tem sido tema de ampla discussão porque a sociedade está detonando com as perspectivas sociais. O individualismo massivo nos leva à alienação. Passamos a achar que tudo o que acontece ao nosso redor é natural. Trabalhar 44 horas parece normal. Este é o papel da reflexão sobre o tema. Participar para transformar”.
A regulamentação do piso também foi discutida. Conforme o secretário, ela não pode estar a serviço dos interesses das corporações patronais do setor de saúde, nem do Estado. As garantias de qualidade de vida adequada, boas condições de trabalho e melhor remuneração foram colocadas como elementos fundamentais na luta dos profissionais de enfermagem.
O vereador de Morro da Fumaça, Jacks Soretto, também enfermeiro, falou sobre o compromisso social e a participação no poder municipal quando tentou resgatar uma mudança na visão política, colocando os profissionais de enfermagem enquanto força política.
Maristela Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (Aben/SC), acredita que a formação e os princípios éticos e técnicos regulamentados pela profissão são os pilares para se avançar na qualidade e melhoria para esses profissionais que têm como missão o cuidado e a preservação de vidas.
Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário adjunto de Saúde do estado, Acélio Casagrande, destacou o papel significativo dos profissionais de enfermagem e do quanto estão à frente dos hospitais, postos de saúde e demais unidades de atendimento. “Quando chegamos aos leitos ou corredores de hospitais quem está sempre cuidando, consolando pacientes e famílias são os enfermeiros. São eles que permanecem 24 horas dedicados às unidades de saúde”.
Estiveram presentes no evento Felipa Amadigi, presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren); Helga Bresciani, vice-presidente da Aben nacional; Nereu Sandro Espezim, diretor do Sindisaúde; Karen Geller, representante da Secretaria de Saúde de Florianópoilis, e Cleber Ricardo da Silva Cândido, presidente da Fetessesc.
Semana Brasileira de Enfermagem
Anualmente, de 12 a 20 de maio, comemora-se, em todo o país, a Semana Brasileira de Enfermagem, instituída pelo Decreto 48.202, de 1960. Em 2012, o Conselho Regional de Enfermagem de SC e a Associação Brasileira de Enfermagem – seção Santa Catarina, com apoio do Conselho Federal de Enfermagem e em parceria com universidades, instituições de saúde e entidades sindicais estão realizando eventos em todo o Estado, destacado-se cidades polo como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Joaçaba, Concórdia, São José e Lages. (Michelle Dias)

