
A Escola de Educação Básica São Bento, que comemora 60 anos de fundação em 2013, foi homenageada pelo Parlamento catarinense em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (7), na Associação Recreativa Condor. A instituição de ensino de São Bento do Sul, no Planalto Norte, é considerada a melhor escola estadual de Santa Catarina, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O evento foi prestigiado pelos deputados Silvio Dreveck (PP), Antonio Aguiar (PMDB) e Sandro Silva (PPS). A solenidade reuniu membros da comunidade local, professores, servidores da escola, ex-diretores, alunos, pais de estudantes, representantes da Congregação Marista, autoridades municipais e regionais. Os convidados puderam apreciar apresentações de dança dos grupos folclórico e de hip hop compostos por educandos da EEB São Bento. A sessão também contou com a participação da centenária Banda Treml, um dos grupos musicais mais antigos de Santa Catarina.
60 anos de história
O colégio foi construído no início da década de 1950, no centro da cidade, com o apoio e a contribuição da comunidade são-bentense. Nos primeiros 18 anos de existência, o estabelecimento de ensino foi administrado pela Congregação Marista, instituição católica fundada por São Marcelino Champagnat.
Em 1971 a escola foi estadualizada e, em iniciativa inédita no estado, manteve a parceria com os irmãos maristas. “É um grande diferencial. A Pastoral Escolar atua dentro do colégio, desenvolvendo projetos de humanização, acolhida, formação, espiritualidade, solidariedade e vivência marista. A Pastoral Juvenil Marista estimula o protagonista juvenil e o exercício da cidadania”, ressaltou a diretora da Escola de Educação Básica São Bento, Zuleica Maria Souza Voltolini.
O fundamento da pedagogia marista, segundo o irmão Evilásio Tambosi, ex-aluno da escola, é o amor. “O princípio é desenvolver as potencialidades do indivíduo através de uma educação integral, formando bons cristãos e cidadãos. A dedicação de alunos, pais e professores faz com que os resultados apareçam, tanto em rendimento quanto no campo social, evidenciando sempre o respeito e a solidariedade”, disse.
Atualmente, a escola oferece ensino fundamental a 1.130 alunos e conta com 60 profissionais da rede estadual. A instituição, referência de ensino público de qualidade, ganhou destaque nacional com as notas mais altas de Santa Catarina no Ideb. Conforme Zuleica, que foi aluna da escola e há 15 anos está à frente da direção, o sucesso da EEB São Bento é resultado do trabalho em equipe, desenvolvido com o apoio da Associação de Pais e Professores e da comunidade. “Essa união de esforços proporciona um ambiente mais saudável, sadio e seguro para os estudantes. Juntos fazemos a diferença. O fundador do Instituto Marista dizia que, para bem educar crianças e jovens, antes de tudo, é preciso amar, e amar incondicionalmente”.
O recebimento da homenagem da Assembleia Legislativa em nome de todos os alunos da escola foi motivo de orgulho para o estudante Leonardo Gabriel Huebl, de 13 anos. “É um momento especial. Gosto muito de estudar na São Bento pois o que aprendemos na escola faz diferença nas nossas vidas”, falou.
O proponente da sessão solene, deputado Silvio Dreveck, relembrou a época de estudante na Escola São Bento e ressaltou a importância da instituição para o Planalto Norte catarinense. “Em 1973 retomei os estudos, depois de nove anos parado, tendo concluído a quarta série em uma escola isolada. A São Bento sempre prezou pela disciplina, pelo respeito e pela qualidade do ensino. Esse reconhecimento é justo e meritório, pois ela ofereceu oportunidade de formação a milhares de crianças e jovens e tornou-se um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino da região”, salientou.
Homenageados
O Poder Legislativo estadual concedeu honrarias à diretoria atual da EEB São Bento, a professores, ex-diretores, alunos, grupos de dança da escola, à Associação de Pais e Professores e à Banda Treml.
– professora e diretora Zuleica Maria Souza Voltolini
– professora e diretora Ariane Lisete Hinke
– irmão Délcio Afonso Balestrini
– irmão Joaquim Sperandio
– irmão Celedônio Cruz
– professora Adelaide Voltolini
– professor Antônio Elizio Pazeto
– professora Dineide Menegaz Guarezi
– professor Elias Mengarda
– professor José Carlos Oliveira
– professora Jucélia Maria Ferreira de Lima Rosá
– professora Margit Liebl
– professora Maria da Graça Albino de Oliveira
– professora Maria José Werlich
– professora Marines Ramalho
– professora Renilda Otília Noronha
– professora Rosane Maria Siqueira Prass
– professor Sérgio Hermes
– professora Tais Rosani Hinke Dobrochinski
– irmão Lino Alfonso Jungbluth
– irmão Alcídio João Schmidt
– irmão Evilásio Tambosi
– Grupo folclórico da EEB São Bento
– Grupo de hip hop da EEB São Bento
– Associação de Pais e Professores (APP), representada pela presidente, Cristiane Libel Duarte, e pela vice-presidente, Dolores Karjuboroski de Souza
– professor Sylvio Roberto Munhoz
– alunos da EEB São Bento, representados por Leonardo Gabriel Huebl
– maestro Francisco Caminski, representando a Banda Treml, que completou 100 anos em 2013
Sessão Solene em Homenagem à Escola de Educação Básica São Bento - Deputado Sandro Silva (PPS). Foto: Solon Soares/Agência AL
1/5
Sessão Solene em Homenagem à Escola de Educação Básica São Bento - Deputado Antônio Aguiar (PMDB). Foto: Solon Soares/Agência AL
2/5
Deputado Silvio Dreveck (E), Zuleica Maria Souza (C) e Ariane Lisete Hinke (D), diretoras da Escola de Educação Básica São Bento. Foto: Solon Soares/
4/5

