
Caracterizada pela formação de etnias específicas dos italianos, alemães, poloneses, portugueses, negros, árabes e espanhóis, a região Sul catarinense reúne quase todas as colonizações dos estados brasileiros. Diante deste marco, foi criada a Festa das Etnias, realizada anualmente no município de Criciúma. Dando início à divulgação da 22ª Festa das Etnias, que acontece de 10 a 18 de setembro, no Parque das Nações, em Criciúma, representantes do evento participaram da sessão ordinária da tarde (4) para convidar o parlamento e a sociedade a prestigiar do evento.
Com o propósito de manter as diversas tradições, as sete etnias, através das associações étnicas, visam resgatar e divulgar o folclore popular, as tradições e a cultura. Segundo os organizadores, a festividade integra todas as comunidades da região, movimentando um grande público, como a população de Criciúma e municípios adjacentes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), atingindo aproximadamente 800 mil habitantes.
Para o presidente da etnia italiana, no momento representando a União de Etnias de Criciúma, Hélio Sorato, o evento constitui-se num festival gastronômico e cultural com shows folclóricos nacionais e internacionais; restaurantes e barracas de comidas e bebidas típicas; exposição e comercialização de trabalhos artesanais; exposição de fotos e peças históricas. “Durante os nove dias de festa buscamos a integração intermunicipal, com a expectativa de aproximadamente 20 mil pessoas por dia”, frisou.
Na oportunidade, Sorato ressaltou que fomentar o turismo de eventos no sul do estado a partir de festa temática deste porte é valorizar o círculo das festas catarinenses que acontecem em Blumenau, Brusque, Itajaí, Florianópolis e outros municípios, assegurando espaço no calendário cultural e turístico do Mercosul. “Considerada um dos eventos mais tradicionais de Criciúma, a Festa das Etnias terá este ano como novidade o Festival Internacional de Dança Folclórica”, informou.
Após o pronunciamento de divulgação, o grupo de Dança Mirian Rizzatti, representando a etnia espanhola, fez apresentação da “Dança Cigana”. Juntamente com a 22ª Festa das Etnias acontecerá o Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma e a 1ª ExpoCriciúma. (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)

