Comunicação

Comin apresenta relatório sobre missão internacional do Parlamento na Índia e na China


13/12/2011 - 19h50min

Deputado Valmir Comin  (PP)

Deputado Valmir Comin (PP)

O deputado Valmir Comin (PP) fez um relato em Plenário na tarde de hoje, dia 13, sobre a primeira missão internacional organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa. Liderada por ele, a delegação visitou a Índia e a China e cumpriu uma série de compromissos oficiais. O parlamentar revelou-se surpreso com a capacidade tecnológica, de pesquisa e desenvolvimento ostentada pelos chineses. Outra experiência destacada por ele foi a tecnologia que possibilita o acesso à internet móvel em áreas remotas, desenvolvida pela VNL, uma empresa com sede na Índia.
O deputado licenciado Jailson Lima (PT) integrou o grupo, viajando com recursos próprios. A delegação foi composta ainda pelo consultor geral da Secretaria Executiva de Articulação Internacional do governo do Estado, Marcelo Trevisani; pelo superintendente do DNPM em Santa Catarina, Ricardo Peçanha; e pelos empresários Valmir Mota e Cláudio Zilli, que atuam nos setores da extração do carvão mineral e segurança pública.
A comitiva desembarcou em Nova Delhi, capital da Índia, no dia 28 de novembro. Naquela cidade o grupo conheceu detalhes sobre um projeto para a expansão do serviço de internet banda larga em áreas de difícil acesso, desenvolvida pela VNL, uma das maiores potências mundiais na área. A partir de uma única conexão por fibra ótica o sinal é estendido via wireless para regiões sem cobertura. A energia para captação e retransmissão do sinal é produzida a partir de painéis fotovoltaicos que captam a luz do sol.
“Conhecemos uma escola no vilarejo de Kheri, na zona rural do Estado de Ragesthan, onde faltam até mesmo cadeiras, mas as crianças estão conectadas com o mundo via internet. É uma tecnologia de inclusão social que podemos empregar aqui no nosso estado para cobrir as áreas de sombra da telefonia móvel”, destacou Comin. Um projeto-piloto foi desenvolvido para a cidade de Águas Mornas e será ampliado para o município de Palhoça, conforme o parlamentar.
De 1º a 3 de dezembro, a delegação participou do primeiro Fórum das Cidades Irmãs e Governos Locais dos BRICS, o grupo dos países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul),. O evento reuniu representantes e autoridades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul que lotaram o auditório do Hotel Sheraton, em Sanya, na China. Um dos painéis contou com a participação direta da delegação brasileira que tratou de temas relacionados ao meio ambiente, mudanças climáticas e energias renováveis. O deputado Jailson Lima falou das ações desenvolvidas no Brasil e em Santa Catarina.
Na China, a comitiva internacional conheceu diversas experiências na área da mineração. “Eles estão cinco décadas a nossa frente no que diz respeito à produção de energia a partir do carvão”, resume Comin. O que mais chamou a atenção do deputado foi o acúmulo de pesquisa e desenvolvimento que os chineses possuem na extração de subprodutos do carvão, tais como sulfito, sulfato de amônio e fibra de carbono. Esses subprodutos são resíduos que poluem o meio ambiente e que podem ser reaproveitados, com valor agregado. “Com essas tecnologias, poderíamos ter em Santa Catarina um polo tecnológico do carvão”, projeta. Ele diz que os chineses produzem com segurança, eficiência e tecnologias ambientalmente corretas.
Entre outros compromissos, a comitiva também conheceu o trabalho desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex) e visitou a sucursal chinesa da empresa catarinense Embraco, que desde 1995 está instalada no país.
Avaliando os resultados desta que foi a primeira missão internacional coordenada por ele em 13 anos de mandato, Comin destaca o papel protagonista que o Legislativo catarinense desempenha prospectando, juntamente com o governo do Estado, possibilidades de negócio, parcerias tecnológicas e intercâmbios culturais. O parlamentar elogiou o profissionalismo da Secretaria de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, destacando a atuação da coordenadora, Kátia Rezende, que acompanhou o grupo na viagem. “Essa organização foi fundamental para tornar a agenda do grupo mais produtiva e proveitosa.” (Lisandrea Costa)

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias