Comunicação

Comissão de Constituição e Justiça aprova nova designação para o “crack”


22/05/2012 - 16h20min

Reunião da Comissão de Constituição e Justiça

Reunião da Comissão de Constituição e Justiça

A reunião desta terça-feira (22) da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Romildo Titon (PMDB), aprovou várias matérias de diferentes segmentos. Entre os projetos apreciados, teve destaque a votação do Projeto de Lei nº 475/12, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT). Na condição de relator da matéria, o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) explicou que a proposta altera a designação da droga “crack” para “pedra da morte”, determinando que as autoridades públicas usem o novo termo para chamar a atenção dos danos causados aos usuários.
Durante a reunião, que contou com a participação dos deputados Edison Andrino (PMDB), Serafim Venzon (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Plínio de Castro (PP) e Dóia Guglielmi (PSDB), a comissão aprovou também o Projeto de Lei nº 119/12, de autoria do Poder Executivo, que institui o Suplemento Cultural de Santa Catarina. A iniciativa tem por finalidade divulgar, fomentar e estimular as artes catarinenses através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
De autoria do deputado Darci de Matos (PSD), foi aprovado o Projeto de Lei nº 101/12, que estabelece a isenção do pagamento das taxas de concursos vestibulares das universidades públicas a doadores de sangue e de medula em Santa Catarina. Na proposição do parlamentar, a matéria tem por objetivo incentivar a doação de sangue aos bancos de sangue e hemocentros do Estado. “A intenção é estimular a doação para não faltar sangue, uma vez que o quadro atual dos hemocentros registra falta de sangue”, explica. Já o PL nº 126/12, de autoria do deputado Ciro Roza (PSD), designa Brusque como Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina, sendo que a cidade foi responsável pela criação dos jogos. “Brusque realizou os primeiros jogos Abertos do estado em 1960”, informou.
Os parlamentares aprovaram também o Projeto de Lei nº 104/12, de autoria do deputado Darci de Matos, que dispõe sobre o limite máximo de tempo de atraso permitido para a entrega de imóvel adquirido antes do término da obra. A aprovação do Projeto de Lei nº 253/11, de autoria do deputado Aldo Schneider (PMDB), que obriga a instalação de hidrômetro de consumo global e por unidade autônoma de água nas edificações prediais verticais obteve êxito em sua aprovação, com uma emenda apresentada pela deputada Angela Albino (PCdoB).
Entre os projetos aprovados, o PL nº 15/12, de autoria do deputado Carlos Chiodini (PMDB), obriga a permanência dos alunos nas dependências das escolas da rede estadual de ensino durante todo o turno em que estejam matriculados. Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 58/12, de autoria do deputado Jean Kuhlmann (PSD), que visa norma suplementar sobre Direito Penitenciário prevendo a possibilidade da realização de exame criminológico em Santa Catarina. De acordo com o parlamentar, o exame criminológico, até o ano de 2003, era obrigatório para os detentos que pleiteavam os benefícios previstos na Lei de Execução Penal. (Tatiani Magalhães)

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias