
O quinto dia da Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Chapecó, Efapi 2011, tem atrações especiais voltadas ao Dia da Criança. O evento, que já atraiu mais de 360 mil pessoas ao Parque de Exposições Tancredo Neves, pode bater hoje (12) o recorde de visitantes registrado no domingo, de 105 mil pessoas. Para a garotada, e também para acompanhantes, os programas incluíam o parque de diversões, atrações culturais no recém-inaugurado Museu da Colonização de Chapecó – MCC e até mesmo uma animada caça ao tesouro promovida pelos grupos de escoteiros Xapecó e Evangélico Mariá.
Segundo a coordenadora do grupo Xapecó, Sônia Mara Liotto, as atividades promovidas pelos escoteiros mobilizarão, ao longo do dia, mais de 80 jovens entre 6 e 17 anos. Os mais novos farão uma excursão pela Feira, que conta com 650 expositores. Os adolescentes participarão da caça ao tesouro prevista para durar toda a tarde. Para alcançar o prêmio, ainda não revelado, eles terão de decifrar enigmas e percorrer 10 estandes. O grupo pretende ainda divulgar o movimento escotista, de acordo com Fabiane Stein, 16 anos, escoteira há nove anos. Entre os novatos está Fabiola Giraldi, 11 anos, que está empolgada com um feriado diferente dentro de uma das maiores mostras multissetoriais do país.
Já o casal Anderson e Priscila Pinheiro vieram da cidade gaúcha de Ametista do Sul, a noventa quilômetros de Chapecó, para trazer o filho Apollo de oito meses ao parque de diversões. Eles planejaram também almoçar na Feira e apreciar as mostras de artesanato, buscando uma lembrança do passeio. Para garantir a diversão desses visitantes, muitos expositores preparam surpresas. A loja Espaço Jardim contratou Patrícia Kelen Martins, 21 anos, para divertir os clientes. Caracterizada de palhaço, ela deseja um feliz dia das crianças a todos que passam pelo estande que também oferece promoções especiais na venda de peixinhos ornamentais. Elidete Tonin e a filha Maith, 7 anos, aproveitaram para levar um animalzinho para casa. “Venho a esta feira há vários anos, é um programa garantido para a família”, afirmou Elidete.
À tarde, a apresentação da destreza dos cães da raça Border Collie no manejo de ovinos, mostra de pequenos animais e os artistas locais no palco alternativo completam a programação que terá seu ponto alto com o show do astro Luan Santana, no mega palco, a partir das 23h. (Rossana Espezin)

