Comunicação

Jogos Abertos, aniversário da TVAL e ações da Faesc ganham destaque no plenário


Vítor Santos
25/10/2016 - 19h17min

Jogos Abertos, aniversário da TVAL e ações da Faesc ganham destaque no plenário

FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A possibilidade de cancelamento dos jogos abertos, que aconteceria em Tubarão, o 17º aniversário da TVAL e as ações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) ganharam destaque na sessão desta terça-feira (25) da Assembleia Legislativa. “Os jogos abertos seriam realizados em Tubarão, mas em razão do ciclone que atingiu o município, a cidade desistiu de sediar os jogos, é compreensível”, comentou Maurício Eskudlark (PR).

O deputado ponderou a importância dos jogos. “Não podemos deixar de realizar, vemos os jovens se prepararem o ano inteiro, se empolgam e Blumenau tem plenas condições, tem estrutura e poderá sediar os jogos, sabemos que já há uma consulta ao município”, informou o parlamentar.

Leonel Pavan (PSDB) lembrou a passagem de 17 anos de criação da televisão do Legislativo, a TVAL. “Hoje comemoramos 17 anos do sinal da TVAL, foi a primeira emissora legislativa do sul do país, quero saudar os profissionais pelo brilhante serviço que prestam”, afirmou Pavan. Kennedy Nunes (PSD) também parabenizou os colegas jornalistas que “passam para o estado aquilo que se discute no parlamento catarinense”.

Já Natalino Lázare (PR) destacou duas ações da Faesc: os programas de assistência técnica gerencial e de gestão financeira, direcionados aos produtores rurais. “Os técnicos visitam as propriedades, analisam dados, verificam pontos fortes e fracos da propriedade para aumentar a renda e a produtividade”, descreveu Natalino, que reconheceu que pela primeira vez os agricultores conhecerão os custos das suas atividades. “É a qualificação chegando no interior”, enfatizou Natalino.

Mutirão de reconstrução mamária
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) elogiou os médicos e profissionais de saúde que participaram de um mutirão de reconstrução de mamas no estado. “Mais de 100 pessoas envolvidas, lideradas pelo cirurgião Evandro Parente, que tem todo o reconhecimento da comunidade catarinense”, informou Caropreso.

O representante de Jaraguá do Sul questionou a decisão do governo federal de limitar a realização gratuita de mamografias somente a partir dos 50 anos. “Na estatística ficou bem claro a incidência a partir dos 40 anos, esse vai ser nosso trabalho e o nosso empenho”, prometeu o deputado.

Luta contra drogas em Portugal
Ismael dos Santos (PSD) relatou na tribuna visita que fez a Portugal para conhecer projetos de combate às drogas implantados naquele país. “Conhecemos várias iniciativas que podemos adaptar em Santa Catarina”, revelou Ismael, citando, entre outros, os exemplos de cooperação intersetorial, acesso à rede de saúde, tratamento, prevenção, redução de danos e perspectiva de dissuasão.

Virou lenda
Leonel Pavan defendeu a urgência da reforma política. “O sistema está ultrapassado e a cada nova eleição volta à tona a necessidade de mudanças como o voto facultativo, cláusula de barreira para impedir a atuação parlamentar de partido que não alcança percentual determinado de votos, o fim das coligações proporcionais e o financiamento público”, propôs Pavan, que admitiu a dificuldade de aprovar tal reforma. “Já virou lenda e avança em passos lentos”, disparou o ex-governador.

R$ para mídia golpista
Dirceu Dresch (PT) acusou a mídia brasileira de ter sido a primeira a receber a fatura do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Quem recebeu primeiro foi a mídia golpista, jornais, revistas, televisões viram suas contas engordar muito, uma emissora aumentou sua quota em mais de 1000%, a Editora Abril passou a ser tratada a pão de ló, com mais de 600%”, denunciou Dresch.

Tragédia em Tubarão
Manoel Mota (PMDB) contou na tribuna sua experiência com o vendaval que varreu a cidade azul no último final de semana. “Fui com a família almoçar no Camacho, depois fomos para o Farol, em Laguna, e lá pelas 16 horas chegamos Tubarão e fomos para uma loja. Logo escureceu tudo, o vento estourou um vidro e destruiu toda a loja. Vai ser preciso mais de dois anos para reconstruir Tubarão, lamento profundamente”, declarou Mota, que cobrou dos governos federal e estadual auxílio ao município.

15% para a saúde
Os deputados aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição nº 1/2016, de autoria do presidente da Casa, Gelson Merisio (PSD), que dá nova redação ao artigo 155 da Constituição, aumentando progressivamente para 15% o desembolso do estado com saúde pública. De acordo com o diploma legal, o percentual sobe de 12% para 13% em 1º de janeiro em 2017, para 14% em 2018 e para 15% em 2019.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias