Comunicação

Palestra sobre história inaugura pós-graduação da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silv


26/08/2011 - 20h00min

Escola do Legislativo  Aula Inaugural do curso de pós graduação

Escola do Legislativo Aula Inaugural do curso de pós graduação

O professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UNB), Antonio José Barbosa, proferiu a aula inaugural do curso de pós-graduação em Poder Legislativo e Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Na última quinta-feira, dia 25, no auditório Antonieta de Barros, o historiador analisou o período entre 1945 a 1975 e retratou alguns dos principais personagens da época.
Segundo Antonio Barbosa, os militares foram os grandes atores do período. “Há 50 anos a política não dava um passo sem os militares”, afirmou. Eles depuseram Getulio Vargas e João Goulart, garantiram a posse de Juscelino Kubistchek e governaram diretamente o país com o marechal Dutra e os generais Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.
Entre os civis, destaque para Getúlio Vargas, de cujo “ventre volumoso nasceram o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)”. O primeiro abrigou os políticos que estiveram na linha de frente do Estado Novo, vinculados aos grandes proprietários de terras, como Nereu Ramos em Santa Catarina. O segundo capturou a efervescência do movimento operário, atraindo para si os trabalhadores urbanos, cada vez mais numerosos devido ao processo de industrialização do país.
O terceiro principal partido da época foi a União Democrática Nacional (UDN), formada por aqueles que se opuseram à ditadura Vargas, políticos liberais ligados ao empresariado e que compunham uma elite urbana. Para o mestre da UNB, este tempo foi o “mais pedagógico da história do Brasil, quando estávamos aprendendo” a lidar com a democracia
A estratégia de Vargas uniu os trabalhadores urbanos à elite rural e elegeu Dutra em 45, o próprio Vargas em 50 e JK em 55. Mas, segundo o historiador, JK conquistou menos votos que Vargas, que por sua vez obteve menos votos que Dutra, indicando a decadência da concertação imaginada por Vargas.
Bem humorado, Antonio Barbosa arrancou gargalhadas da platéia ao contar que ao ver políticos comparando-se a Vargas não resiste e diz a si mesmo, “vá até o ato final desgraçado”, numa alusão à ação desesperada do ex-presidente, que se suicidou com um tiro no coração, virando um jogo político absolutamente desfavorável aos que o apoiavam.
O fim desse período culminou com a eleição de Jânio Quadros, que segundo o historiador traz no nome a marca do destino. Com efeito, a palavra “Jânio” tem origem no deus grego Jano, que possuía duas caras. Para o professor da UNB, o ex-presidente se considerava “acima do bem e do mal e não estava nem aí para o Poder Legislativo”.
Apesar de eleito com um discurso contra a corrupção – viajou o país empunhando uma vassoura, embalado pelo jingle “varre, varre vassourinha, varre toda bandalheira” – Jânio foi “o primeiro político brasileiro do qual se soube possuir uma conta numerada na Suíça”.
Eleito com apoio dos liberais da UDN, surpreendeu com uma política externa independente, aproximou-se de Cuba, cuja revolução recém havia sido declarada comunista por Fidel Castro. O fato escandalizou a UDN, que denunciou “a política externa independente como uma porta aberta ao comunismo”. No plano interno, Jânio não obteve sucesso em combater “o processo inflacionário” herdado de JK e entrou para história como um outsider, um estadista transfigurado em delegado de costumes, que proibiu brigas de galo e desfiles de misses com maiôs.
Errático e iludido com o maciço apoio popular que o levou ao Planalto, Jânio renunciou em 25 de agosto de 1961, imaginando voltar nos braços do povo, como ditador. Determinou ao seu ajudante de ordens para “não esquecer de colocar a faixa presidencial na mala” e deixou o país rumo à Europa. O vice-presidente, João Goulart, do PTB, estava na China e foi comunicado pelos ministros militares para não retornar ao país e, se voltasse, seria imediatamente preso.
Para o professor Barbosa, Jânio subestimou o apreço do brasileiro pela lei. Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul e cunhado de João Goulart, resistiu à decisão dos militares e através da Cadeia da Legalidade, que uniu rádios de todo país, convocou o povo a recorrer às armas se preciso, para garantir a posse de Jango, conforme determinava a Constituição.
Brizola venceu e Jango assumiu, porém com os poderes diminuídos pela introdução do parlamentarismo, resultado da conciliação que fez Tancredo Neves primeiro ministro, serenando temporariamente os ânimos na caserna e fora dela. Mas a temperatura política voltou a subir e Jango foi deposto em 64. Ironicamente os golpistas de 61, que não queriam Jango na presidência, se transformaram em guardiões da legalidade e os que reivindicaram a sua posse sob o império da lei, passaram a pregar a desobediência civil com palavras de ordem como “reforma agrária na lei ou na marra” ou “cunhado não é parente, Brizola para presidente”, num evidente confronto com a Constituição, que proibia a candidatura de parentes.
Antonio Barbosa revelou que nos meses de fevereiro e março de 1964, logo no início do ano letivo, professores conduziam os alunos até as igrejas para rezarem o terço e, no intervalo entre uma dezena e outra de ave-marias, suplicavam “Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, livrai-nos do comunismo, amém”.
Jango foi deposto e os militares assumiram o poder com o apoio da grande maioria dos brasileiros. Esse apoio permaneceu até 1972, quando os governistas da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que deu sustentação parlamentar aos militares, arrasaram nas urnas o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se opunha à ditadura, enquanto nos porões eram torturados e mortos os opositores mais radicais. A derrota acachapante levou expoentes do MDB a cogitarem a dissolução do partido.
De acordo com o professor Barbosa, para a sorte dos brasileiros, uma guerra entre judeus e árabes em 1973 catapultou o preço do petróleo de 2 para 100 dólares o barril e liquidou o milagre econômico brasileiro. A “carestia”, como se dizia então, derrotou a ditadura. Em 1974 o cenário já era outro e das 23 vagas ao Senado, 16 foram conquistadas por opositores do regime. Logo em seguida veio “a distensão lenta, gradual e segura” de Geisel e Golbery e “a anistia ampla, geral e irrestrita”, reivindicada pela oposição e que agradava os quartéis. Foi o fim da ingerência direta dos militares na política brasileira.

Educação
Provocado pela plateia, composta por alunos do curso de Pós Graduação, do Curso de Formação Política 2011 e do Curso de Formação Política para Profissionais da Educação, todos da Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Joares Ponticelli (PP), o historiador Antonio Barbosa comentou a questão educacional brasileira.
Segundo o professor, o Brasil comete o absurdo de investir 80% dos recursos do Ministério da Educação (MEC) no ensino superior, contra apenas 20% no ensino básico. O Japão, os Estados Unidos, a Coréia do Sul, ao contrário, fizeram grandes investimentos no ensino básico. O historiador também condenou o federalismo brasileiro, que chamou de “perverso”, uma vez que “distribuiu a responsabilidade da educação básica para estados e municípios”, sem a contrapartida financeira da União, apesar desta abocanhar cerca de 70% dos impostos pagos pelos brasileiros.
Para Antonio Barbosa, a criação de mais universidades federais significa a “sacralização da injustiça” e que o país precisa mesmo é de uma revolução educacional com foco na educação básica, para permitir às pessoas “o direito de agir conscientemente”. (Vitor Santos)

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias