
Temporada de verão
A Comissão de Turismo recebeu na tarde desta quarta-feira (17) a presidente da Instância de Governança Regional Costa Verde e Mar, Zenelise Drodowski, que apresentou números de pesquisa realizada sobre a movimentação de turistas na temporada de verão deste ano.
>>Assista à transmissão na íntegra
Na oportunidade, o presidente do colegiado, deputado Carlos Humberto (PL), falou sobre a preocupação do trade turístico com a queda no número de turistas argentinos em Santa Catarina.
“Sabemos, por pesquisas, que estes turistas trocaram nosso estado pelo Rio de Janeiro.”
Deputado
Carlos Humberto
O parlamentar pediu à dirigente que repasse à comissão o resultado de pesquisas dos anos anteriores para que os parlamentares possam reivindicar ao governo do Estado medidas de fortalecimento do setor turístico.
Perfil dos visitantes
A província de Buenos Aires, na Argentina, permanece como a região emissora internacional de destaque do Litoral Norte catarinense, com os três estados do Sul na liderança da preferência dos turistas nacionais e estrangeiros.
Dados como faixa etária, ocupação e escolaridade dos visitantes, classe social, tempo de permanência, renda familiar, preferência por apartamentos, casas, hotéis ou pousadas, tempo de permanência na região, gastos por visitante e avaliação de serviços foram apontadas por Zenelise Drodowski.
Desafios do setor
Ela informou ainda que a alta taxa de retorno do visitante consolida a região como destino turístico decorrente, apontando as belezas naturais e a hospitalidade como pontos positivos, ficando como desafios para a Costa Verde e Mar o trânsito e a mobilidade, assim como a necessidade de qualificação contínua dos trabalhadores do ramo.
ALESC EXPLICA
É uma região turística de Santa Catarina formada por municípios do Litoral Norte, conhecida por praias, atrativos naturais e atividades ligadas ao turismo.
É uma organização responsável por articular ações entre municípios, setor privado e entidades ligadas ao turismo para promover o desenvolvimento regional.
É o conjunto de empresas, entidades e profissionais que atuam direta ou indiretamente na atividade turística, como hotéis, restaurantes, agências de viagens e transportadoras.
Refere-se à origem dos turistas que visitam determinado destino, permitindo identificar os principais mercados que enviam visitantes para uma região.

