Comunicação

Reunião conjunta de comissões autoriza criação de cargos no Executivo e TJ


Comissões da Alesc aprovaram projetos relacionados ao sistema prisional, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e estrutura administrativa do Estado.

Pedro Schmitt
16/06/2026 - 13h52min

Reunião conjunta de comissões autoriza criação de cargos no Executivo e TJ

Foto: Bruno Collaço/Agência Alesc

Ver resumo

Projetos avançam nas comissões

Em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e de Administração e Serviço Público, foram aprovados, nesta terça-feira (16) , projetos que permitem ao governo chamar concursados do sistema prisional e socioeducativo, e ao Tribunal de Justiça ampliar sua estrutura.

Adequação de cargos no IMA

O projeto de lei (PL) 324/2026, do governo, adéqua o processo para a criação de cargos de analistas e técnicos no Instituto do Meio Ambiente (IMA), atendendo determinação do Tribunal de Contas do Estado para substituição de terceirizados, garantindo a segurança jurídica ao processo.

O projeto contou com relatoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), que acatou emenda aditiva do deputado Alex Brasil (PL), que prevê a realização de exame toxicológico dos candidatos.

Sistema penal e socioeducativo

O PL 385/2026 prevê a criação de 220 cargos na Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). A previsão é de criação de cargos efetivos de agentes administrativos, criando cargos de farmacêuticos e ampliando cargos como os de psicólogos, assistentes sociais, além de outras funções técnicas e de apoio.

O projeto considera o crescimento da população carcerária catarinense nos últimos 10 anos, de 18 mil para mais de 31 mil presos, e recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, de adequação de cargos.

Sessão conjunta das comissões realizada no plenário da Assembleia Legislativa
Comissões realizaram sessão conjunta no plenário nesta terça-feira (16). Foto: Bruno Collaço/Agência Alesc

Da mesma forma, a Lei Federal nº 12.594 disciplina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e estabelece equipe mínima para o atendimento de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Sendo que em seis das 16 unidades catarinenses as condições são consideradas péssimas, e em outras quatro são ruins.

TJ cria varas, cargos e funções comissionadas

O projeto de lei complementar (PLC) 8/2026, do Tribunal de Justiça, cria varas e cargos de juiz de direito de entrância especial e final na estrutura do Poder, e 308 outros cargos efetivos de suporte administrativo à estrutura presente em 113 dos 295 municípios, além de funções em comissão gratificadas. Uma das varas da comarca de Blumenau será transformada em entrância especial.

Já o PL 249/2026, do TJ, cria a comarca de Guabiruba.

Processo de eleição do Ministério Público

O PLC 15/2026, do Ministério Público (MP), consolida o prazo de 130 dias antes do término do mandato de procurador geral de Justiça para a publicação de edital de inscrições para concorrer à função, com três dias para inscrições e a possibilidade de licenciamento dos candidatos por 45 dias, a fim de se preparar e participar para os debates que fazem parte do processo de escolha interna.

A eleição permanece programada para 30 dias antes do término do mandato. O projeto ainda estabelece critérios para ocupação de funções da instituição.

Também originário do MP, foi aprovado o PLC 16/2026 que promove readequação do quadro de vencimentos dos cargos em comissão, que prevê a criação de funções gratificadas e a instituição de programa de cooperação de servidores – Programa Colabora – em unidades com sobrecarga ou acúmulo de processos e atualização do quantitativo de cargos, alterado nos últimos anos em razão de transformações decorrentes de exonerações.

O impacto financeiro anual previsto é de R$ 742 mil, segundo a justificativa do órgão.

Defensoria Pública extingue fundo

O PLC 10/2026, da Defensoria Pública, extingue o Fundo de Acesso à Justiça (FAJ), criado em 2016 com o objetivo de viabilizar honorários advocatícios, periciais e assistenciais resultantes da assistência judiciária gratuita.

Segundo o órgão, a medida se justifica porque os R$ 9,56 milhões aportados no fundo já foram totalmente gastos, e, atualmente, há outra forma de remunerar os serviços assistenciais.

Matérias alteradas por emendas

As comissões de Finanças e de Administração e Serviço Público também aprovaram projetos que receberam emendas durante a tramitação.

PL 170/2026

Prorroga a contratação dos admitidos em caráter temporário (ACTs) do sistema prisional.

PL 167/2026

Autoriza o Executivo a prestar contragarantias a financiamentos externos contratados por meio do BRDE e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

PLC 17/2026

Trata da aplicação de juros de mora adequados às multas impostas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias