Comunicação

Seminário da Alesc em São Bento do Sul capacita professores sobre educação inclusiva


08/07/2023 - 12h59min

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB)

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB)

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa realizou em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, o 1º seminário municipal sobre educação especial na perspectiva inclusiva. O evento ocorreu nesta sexta-feira (7), por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola da Alesc.

O seminário contou com a participação de profissionais da área da educação, dos centros de atendimento educacional especializados, como Apaes e Amas, além de familiares de pessoas com deficiência.

A programação incluiu palestras com especialistas da área da educação inclusiva, entre eles, o professor José Eduardo Lanuti, que atua com filosofias das diferenças e formação de professores.

“Pra mim, a maior dificuldade hoje é a concepção médica da deficiência. A gente vem discutindo no Brasil a questão do modelo social, já há um bom tempo, mas isso não chegou ainda até as redes de ensino. Então a gente ainda tem o entendimento de que a deficiência é da pessoa, e não do meio, que oferece barreiras que impedem ou dificultam o pleno acesso de um grupo de pessoas.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), foi o proponente do evento. O parlamentar ressaltou a importância do seminário para a formação dos profissionais da educação.

“São de extrema valia, principalmente para os professores, para treinar as pessoas que vão fazer a inclusão dentro da sala de aula, por isso atividades como esta, são um dos nortes principais da Comissão e nós ficamos muito satisfeitos com a participação de todos".

Com informações de Ludmilla Gadotti 

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias