Comunicação

Evento capacitará agentes no tratamento da depressão e prevenção ao suicídio


18/06/2019 - 18h40min

Deputado Ismael dos Santos, presidente do colegiado

Deputado Ismael dos Santos, presidente do colegiado

FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Com o objetivo de capacitar agentes comunitários na prevenção ao suicídio e tratamento da depressão, uma série de seminários será realizada nas principais regiões de Santa Catarina. O requerimento para a realização do seminário “Viver é a melhor escolha: O desafio pessoal de sobreviver aos problemas da sociedade moderna”, foi aprovado durante a reunião da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas na tarde desta terça-feira (18).

Os três primeiros encontros acontecerão nas cidades de Chapecó, no dia 12 de agosto, Criciúma, no dia 29 de setembro, e Itajaí, no dia 18 de novembro. De acordo com o propositor dos seminários e presidente da Comissão, deputado Ismael dos Santos (PSD), suicídio e depressão são problemas de saúde pública.

“Nós partimos de estatísticas, números, sobretudo fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como por exemplo, 300 milhões que passaram pelos serviços de saúde mental com problemas de depressão, seja leve, moderada ou aguda. Temos no Brasil pelo menos 6% da população enfrentando a dificuldade depressão. Sem falar na questão do suicídio, a cada 40 segundos um suicídio no mundo e a cada 45 minutos um suicídio no Brasil, uma média de 32 suicídios por dia em nosso país”, afirmou o parlamentar.

O deputado lembrou ainda que o uso de drogas pode ter relação com o desenvolvimento de comportamentos depressivos que acabam acarretando em suicídios.

Os seminários serão realizados nas câmaras de vereadores de cada município, e ainda tem previsão de acontecer em outras regiões do estado no próximo ano. “Temos também dados da questão do uso indevido de drogas, que acaba criando essa conexão e esse trinômio extremamente malévolo que é droga, depressão e suicídio. Então, pensando nisso, nós, enquanto Comissão de Combate às Drogas, estabelecemos um roteiro para estarmos pelo menos em oito regiões do estado”, detalhou.

Pós-graduado em psiquiatria na área de estudo sobre a depressão, Rodrigo Assunção será o palestrante dos seminários. De forma voluntária, o psiquiatra trará orientações de capacitação para o atendimento de agentes de saúde no tratamento de casos de depressão e prevenção ao suicídio.

“Também teremos um fechamento com um historiador e a ideia é um seminário em torno de uma hora, uma hora e meia, algo pontual e objetivo, mas que possa efetivamente trazer subsídios para essa liderança de Santa Catarina no que diz respeito ao combate às drogas e prevenção do suicídio e depressão”, finalizou o deputado Ismael.

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias