
Equipe da TVAL de Santa Catarina recebeu menção honrosa na categoria Mídia Eletrônica do Prêmio Sistema Fiesc de Jornalismo pela reportagem “ICMS Microcervejarias”. A reportagem premiada é da jornalista Maria Helena Saris e do repórter cinematográfico Nilson Espíndola e foi produzida para o programa “Seu Direito”, apresentado pela jornalista Suelen Costa, com edição de imagens de Everton Medeiros e produção de Diego Vieira de Souza. A entrega do certificado ocorreu nesta sexta-feira (17), durante reunião da diretoria da Fiesc. É a quinta vez que a emissora é premiada, a segunda pelo Sistema Fiesc.
A reportagem da TVAL mostra o benefício de uma Lei Estadual que concedeu desconto no ICMS pago pelas microcervejarias do Estado, o que vem promovendo o desenvolvimento dos empreendimentos e incrementando a rota turística, que inclui visita a dez microcervejarias do Vale do Itajaí. Os empreendimentos familiares, que fabricam até 200 mil litros de chopp por mês, estimulados pela tradição das Festas de Outubro que movimentam a economia da região, não conseguiam concorrer com as grandes cervejarias do país.
Com 15 minutos de duração, a matéria foi realizada para o programa intitulado “Seu Direito”, que apresenta reportagens e entrevistas em estúdio sobre as leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com a coordenadora da TVAL, Thamy Soligo, a intenção do programa é mostrar à sociedade o trabalho que os deputados estaduais desenvolvem em benefício da população catarinense. “O programa semanal estreou em julho deste ano e até dezembro colocamos 23 edições no ar. A iniciativa teve grande repercussão entre os telespectadores e durante esses cinco meses de exibição o retorno da comunidade tem sido bastante positivo”.
Durante a solenidade de entrega, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, agradeceu a parceria da federação para realização do evento, que qualificou como “a mais importante premiação do jornalismo de Santa Catarina”. O Prêmio Sistema Fiesc de Jornalismo já é realizado há 25 anos em Santa Catarina. O objetivo é reconhecer os trabalhos de profissionais de comunicação social que enfocam a indústria catarinense e a contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento do estado e do país. (Lisandrea Costa)
Outros trabalhos premiados:
1º Lugar – Categoria mídia eletrônica.
“Inovações da Indústria Catarinense”
Francis Silvy e equipe
RBS TV de Florianópolis
1º Lugar – Categoria mídia impressa
“O fio da história”,
Alexandre Lenzi
Jornal Diário Catarinense
1º Lugar – Categoria Destaque Acadêmico
“Indústria Metalúrgica Joaçabense, alicerce para o progresso”
Luiz Pazini e Marcos Oliveira
Curso de Jornalismo da Unoesc, de Joaçaba
Menções honrosas:
“BR-280: a duplicação faz falta”
Vandré Kramer e Júlia Pitthan
Jornal A Notícia, de Joinville
“Você geração S/A”
Cléia Schmitz
Revista Empreendedor, de Florianópolis
“Ouro Branco contribui para o desenvolvimento da região Oeste”
Marciane Paz
Rádio Super Condá, de Chapecó
“Nas celas e nas vitrines”
Rafael Mônaco e Amábile Montibeller
Univali, de Itajaí

