
O deputado Ivan Naatz (PL) anunciou em plenário que vai sugerir ao governador Jorginho Mello (PL) que suspenda o processo de concessão à iniciativa privada, em fase inicial, do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, localizado na região de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis, para que seja transformado num centro estadual de atendimento de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a exemplo de unidades do gênero que já existem em São Paulo.
Construído em 2015, ao custo de R$ 86 milhões, a estrutura pública de 17 mil m2, está subutilizada até hoje e já é considerado o grande “elefante branco” da Capital, apontou o parlamentar na Alesc. Justificou também que Santa Catarina conta atualmente com 91 mil 588 pessoas diagnosticadas com autismo, segundo o ultimo Censo oficial de 2022, sendo que mais de 11 mil entre Florianópolis e São José, municípios que registram ainda uma fila de espera para acolhimento e terapias da ordem de 2.700 pessoas.
Durante seu pronunciamento, Naatz recebeu o apoio do deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde, e do deputado Sergio Motta (Republicanos), que enfatizaram a necessidade de um centro de referência estadualizado, uma espécie de Casa do Autista.
“É preciso ressaltar que , além dos programas municipais, o governo do Estado em parceria com entidades assistenciais vem realizando um bom trabalho de atendimento na área do autismo, mas precisamos e podemos melhorar ainda mais, porque os desafios ainda são grandes”, observou Ivan Naatz, ao mostrar dados que comprovam a ampliação dos serviços de assistência e de políticas públicas capitaneadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
Comunicação Gabinete

