
O deputado Rodrigo Minotto (PDT) protocolou, nesta quarta-feira, dia 10, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Incentivo à Prática Segura do “Grau” e de Manobras Esportivas com Bicicletas. O ato foi acompanhado por praticantes da modalidade e marca um passo importante no reconhecimento e valorização dessa expressão esportiva e cultural, que já reúne milhares de jovens em diversos municípios catarinenses.
O objetivo do programa é oferecer estrutura, segurança e orientação para adolescentes e jovens que realizam manobras acrobáticas com bicicletas, popularmente conhecidas como “grau”. A proposta prevê a criação de espaços adequados, com infraestrutura segura, profissionais especializados, oficinas, competições e ações educativas voltadas à segurança no trânsito e ao uso de equipamentos de proteção.
“Esse projeto nasce do diálogo com os praticantes do grau e busca transformar uma prática muitas vezes estigmatizada em uma política pública de inclusão social, educação e esporte. Ao invés de reprimir, queremos reconhecer, organizar e apoiar, oferecendo condições para que esses jovens pratiquem com segurança e dignidade”, destacou Minotto.
De acordo com Gustavo Borges, mais conhecido como Gusta, de 17 anos, uma das referências do Grau em Santa Catarina, a iniciativa do deputado foi recebida da melgor forma possível pelos praticantes da modalidade. “Saber que podemos ter com quem contar nos traz segurança. Tanto para nos praticantes, quanto para os nossos familiares esse projeto é um alívio. O sentimento é de gratidão ao deputado Minotto”.
O projeto também propõe o fomento a grupos organizados, projetos sociais e eventos ligados à modalidade, reconhecendo o “grau” como instrumento de cidadania, fortalecimento de vínculos comunitários e promoção da cultura urbana. A iniciativa agora segue para tramitação nas comissões da Alesc.
Assessoria de Imprensa – Deputado Rodrigo Minotto (PDT)
Heitor Carvalho – (48) 99101.2204
João Manoel Neto – (48) 98406.6695

