Usina de asfalto ecológico pode ser obrigatória nas próximas licitações


09/04/2019 - 20h43min

Deputado Marcius Machado

Deputado Marcius Machado

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O asfalto ecológico é considerado uma alternativa para o desenvolvimento urbano, com qualidade, durabilidade, segurança e preservação da natureza. Com esse intuito, o deputado Marcius Machado (PR) solicitou a aquisição da usina de asfalto ecológico.

Esse asfalto se faz a partir da combinação entre o pó de borracha de pneus e ligante asfáltico. O produto é considerado como sustentável uma vez que contribui para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis.

A produção do asfalto ecológico começa a partir da captação de pneus que seriam descartados no meio ambiente. O deputado Marcius comenta que a ação de recolher o pneu e reutilizar já é um grande avanço. “Segundo pesquisas, estima-se que a decomposição de pneus leve em torno de seis anos, a reciclagem evitaria muitos danos à natureza.”

Os pneus são triturados, o pó da borracha resultante é misturado ao ligante asfáltico, o resultado dessa mistura é aplicado nas ruas. Ele ainda comenta que apesar do eco asfalto ter um custo maior, ele representa segurança e durabilidade. “O asfalto ecológico fornece maior aderência, visto que graças à extração da borracha, o asfalto fica com características que pertenciam ao pneu, aumentando a estabilidade e a vida útil do pavimento.”


Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias