Santa Catarina tem mais de 4 mil pessoas ostomizadas. São pacientes que precisaram passar por cirurgias para fazer no corpo uma abertura para saída de fezes ou urina ou para auxiliar na alimentação ou respiração.
É uma condição peculiar que exige cuidados específicos por parte de profissionais de saúde. É de olho nesse segmento da população que enfermeiros do nordeste do Estado participam de uma oficina sobre o tema, iniciada nesta terça-feira (03) em Joinville. O evento, que vai até quarta-feira, é promovido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Estado da Saúde.
– Jaqueline Reginatto, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência na Secretaria de Estado da Saúde;
– Candinha Jorge, presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada.