
Durante reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, na tarde desta terça-feira (7), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei (PL) 29/2026, que altera a Lei Estadual nº 19.720, de 21 de janeiro de 2026, para incluir o município de Ponte Serrada na Rota das Oliveiras.
Rota das Oliveiras
O projeto em tramitação visa ampliar a integração regional entre produtores e empreendimentos rurais, além de fomentar novos investimentos na agroindústria e no turismo de experiência, estimulando a realização de feiras, festivais gastronômicos e rotas temáticas.
A proposta segue agora para votação em Plenário.
Atualmente, a rota abrange os municípios de Guaraciaba, Campo Erê, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado.
Controle do javali-europeu
Os deputados também aprovaram, durante a reunião, o Projeto de Lei 287/2026, que institui o Programa de Incentivo Financeiro para o Controle Populacional do Javali-Europeu (*Sus scrofa*).
A proposta prevê o pagamento de R$ 100 por animal abatido, a título de ressarcimento pelos custos operacionais do controle da espécie.
O benefício poderá ser concedido exclusivamente a pessoas físicas e jurídicas devidamente cadastradas junto ao órgão ambiental competente e autorizadas para realizar o manejo e o controle do javali.
O projeto também autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com municípios e entidades para a execução do programa, estabelecer critérios regionais de prioridade de acordo com o nível de infestação da espécie e regulamentar os procedimentos operacionais, sanitários e de fiscalização.
ALESC EXPLICAR
É um roteiro turístico oficial que reúne municípios catarinenses com destaque para a olivicultura e a produção de azeites de oliva, integrando o agronegócio ao turismo.
É a atividade agrícola dedicada ao cultivo de oliveiras para a produção de azeitonas e azeite de oliva.
O javali-europeu é uma espécie exótica invasora que causa prejuízos à agricultura, à pecuária, ao meio ambiente e pode representar riscos à população rural.

