Comunicação

Urubici divulga Fenatruta e festival gastronômico em evento na Alesc


Marcelo Espinoza
13/09/2017 - 19h43min

Autoridades de Urubici e deputados acompanharam a apresentação dos eventos no hall do Palácio Barriga Verde

Autoridades de Urubici e deputados acompanharam a apresentação dos eventos no hall do Palácio Barriga Verde

FOTO: Karina Ferreira/Agência AL

Autoridades de Urubici, na Serra catarinense, estiveram nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa para apresentar o Festival de Gastronomia de Urubici, que terá como uma das atrações a segunda edição do Fenatruta entre os dias 22 de setembro e 15 de outubro. A convite do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), eles divulgaram os eventos no hall do Palácio Barriga Verde. A deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) participou do lançamento.

O festival é promovido pela Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), com apoio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Setur) de Urubici. Conforme a titular da pasta, Elisa de Liz, o objetivo do festival é movimentar a economia do município numa época em que a frequência de turistas é menor. “Nós queremos promover o turismo nas quatro estações do ano. A Serra catarinense tem esse potencial, principalmente na gastronomia e no enoturismo”, completou a secretária.

A presidente da Pouserra, Adriane Rodrigues, explica que Urubici é o segundo maior produtor da truta, um peixe de água doce que se desenvolve bem em águas frias, com uma produção anual de 3 milhões de toneladas. Praticamente toda essa produção é absorvida pelos restaurantes da região, que vão servir pratos à base de truta durante o festival. “São 15 restaurantes que participam, cada um servindo um prato próprio, com o preço máximo de 49 reais por pessoa”, explica.

O prefeito de Urubici, Antonio Zilli, afirmou que o festival vai ao encontro da promoção do turismo na região durante todo o ano. O deputado Gabriel Ribeiro também destacou que o festival quebra a sazonalidade do turismo na Serra e possibilita agregar valor à produção rural de toda a região. “É algo que incrementa a economia serrana, utilizando elementos da nossa cultura, e divulga a região para todo o Brasil”, disse o parlamentar.

A segunda edição do Fenatruta vai de 22 de setembro a 15 de outubro, juntamente com o Festival de Gastronomia de Urubici. Mais informações podem ser obtidas na página da Pouserra no Facebook.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias