
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promove no dia 1º de junho, segunda-feira, em São Miguel do Oeste, o “Seminário Regional Práticas Educativas Inclusivas: Desafios do Transtorno do Espectro Autista”.
Tendo como proponente o deputado Julio Garcia (PSD), com a colaboração da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a ação demonstra que a Alesc está sintonizada com a sociedade que representa e determinada a contribuir, em todas as frentes, para o desenvolvimento sustentável do Estado e a qualidade de vida de seus cidadãos, engajando-se na causa da Agenda 2030 no Brasil.
O seminário tem como objetivo reunir profissionais da educação das redes municipal e estadual, equipes multidisciplinares, profissionais das áreas da saúde e assistência social, representantes de entidades, estudantes, familiares e autoridades, a fim de promover a compreensão dos principais aspectos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento, como TEA, TDAH, deficiência intelectual e atraso global do desenvolvimento.
Diante da complexidade desses transtornos e dos desafios pedagógicos, sociais e estruturais envolvidos na inclusão escolar, o evento propõe-se a fomentar a reflexão e a qualificação das práticas educativas inclusivas por meio de palestras com especialistas, destacando a importância da formação profissional, da adaptação dos ambientes escolares e da adoção de estratégias adequadas às necessidades individuais dos estudantes.
Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), o Seminário busca fortalecer a garantia do direito à educação inclusiva, promovendo a igualdade de oportunidades e contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática, acessível e acolhedora.
O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, Fundação Catarinense de Educação Especial e Federação das APAEs de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/
Serviço:
O que: “Seminário Regional Práticas Educativas Inclusivas: Desafios do Transtorno do Espectro Autista”.
Quando: 1º de junho de 2026, segunda-feira
Horário: das 7h às 21h
Onde: Clube do Comércio de São Miguel do Oeste, Centro – São Miguel do Oeste.
Proponente: dep. Júlio Garcia
Contato: (48)
Inscrição: https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/event/sao_miguel_do_oeste
______________________________________
Rafaella Soares
Jornalista Sala de Imprensa Alesc
(48)3221-2621
